sábado, 29 de agosto de 2009

Etapa 3 - (As)sentar

Depois de todas estas peripécias, comecei então a conhecer pessoas de todo o Mundo, a começar pelo Linné..
Aconteceram já imensas coisas desde que trouxe as malas para o quarto 33!!
Para abrir em beleza, tive de construir o meu próprio quarto! Tinha 2 beliches e tive de os tirar, pôr uma cama diferente, arranjar alguma mobília...(os corredores estão cheios de escrivaninhas e cadeiras e assim e a gente pega e mete no quarto. Com toda a permissão, claro). Lá estive eu durante umas 2 a 3 horas a arranjar isto com o Tansu.
J: "Para onde vão as tábuas dos beliches?"
Jhn: "Ah, isso podes pôr na rua. Põe para lá que depois os homens levam!"

Veio de um sueco...fez.me mesmo lembrar Portugal, não sei bem porquê..aliás, tudo no Johan me faz lembrar Portugal creio eu. Pronto, assim aconteceu. Já tenho a minha caminha, uma cómoda (preciso de outra) e 3 cadeiras. Tá meio vazio mas estou à espera de uma ida ao Ikea que eventualmente o sr. Jhn vai fazer..

Durante a (des)montagem chegou um senhor e entrou no quarto. Não percebi bem para que era e o Sr.Johan só sorria para mim. Depois ele apresentou-se:
era do jornal estudantil da cidade: Spionen! Tirou umas fotos e esteve a fazer-me algumas perguntas para a sua reportagem. Era simpático o senhor...
Foi o meu 1º contacto com os media da cidade.

Depois, fui até ao supermercado (Hemköp) com o Tansu arranjar cenas para o jantar.
Sabia que: na Suécia as latas e garrafas de plástico dão dinheiro? Põem.se numa máq à entrada do super e recebe-se 5, 10 ou 25 cent por cada lata ou garrafa...nada mau!
Levamos para casa as compras e depois ajudei a chinese girl a cozinhar para todos: Petrina, Tansu, Ch.girl e eu.
Estava divinal! A verdade é que não aprendi como se fazia ora pq a ch.girl não conseguia explicar ora porque eu não percebia muito bem como era mesmo para fazer..mas ela depois disse que dava um workshop pro pessoal..

Correcção

Só uma pequena correcção:
A Alena e a milanesa n são cá do Linné..

Mais pessoas

Esqueci-me de algumas pessoas e aproveito para colocar mais umas que conheci entretanto...são cá do linné:

Nathalie Leonor: é uma canadiana que também está a tirar o masters em Chalmers. Não menos porreira que todos os outros. Tem muita paciência com o mau inglês (o inglês internacional digamos assim..) dos europeus, o que é bom...

Olivia: é a sueca mais fixe que conheci até hoje! uma verdadeira mulher! Posso acrescentar que é de longe a mais fofinha...é de poucas palavras, mas percebe inglês e sueco.
É a maravilhosa filha do Johan, o manager do Linné!!
(Na 1ª foto está com a chinese girl..)

AH! Afinal tinha razão quanto ao Jeremias..o françois de Montpellier é mesmo Jeremias!

Alena: uma italiana que conheci entretanto..muito simpática também. Algures do norte de itália, não quis dizer de onde, apesar de ter insistido e de o Tansu dizer que percebia de geografia italiana.

Milanesa: Outro caso de alguém que sei quem é, mas de quem não conheço propriamente o nome. É de Milão e estuda em Chalmers também.

Nota: É natural que muitos sejam de Chalmers pq a verdade é que o grosso dos foreign student aqui são de lá.

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Pessoas

Chegou a altura de começar a falar das pessoas com quem me cruzo aqui, todos os exchange students, não exchange-students, locais ou não locais, nativos ou não nativos, etc etc...

Já me cruzei com tanta gente e conheci nomes tão estranhos que não só não percebi como não os decorei..alguns claro!
Vou então começar pelos portugueses:
O Raúl e a Filipa são dois tugas residentes cá em Got. São jovens mesmo muito prestáveis e divertidos. Vão contando um pouco da vida cá na Suécia, o que se pode fazer, etc etc...tipo buddies, mas de mt melhor qualidade, eu acho.

Exchange Students:
Ontem foi dia de conhecer muita gente!! Passo a apresentar:
Max: é o holandês e cá para mim podia perfeitamente ser comediante! Não tem, nem precisa de grande inglês pra pôr a rir 7 nacionalidades diferentes.
Ujol (acho que é assim que se escreve porque se diz iurrole): amigo do max..grande contador de histórias e características macabras da Holanda.
Jovem de Lyon: uma francesa que tem um nome estranho..tentou explicar-me mas não teve tanta paciência como o Ujol.
Kaysa (parecido com kaíssa): é a minha buddy. É bastante prestável e simpática e ri-se muito!...levou-nos ontem a um café de origem espanhola, o Tranquilo. Não sabe a diferença entre um Mojito e uma Caipirinha.
Philip: O alemão de Manheim. Não sei muito que dizer sobre ele a não ser que é alto.
Amiga da Kaysa: Não disse o seu nome...ainda olhamos uns pros outros e depois encolhemos os ombros..

Aliás! Tirando as senhoras e os portugueses, todos têm acima de 1,85m!

Malta do Linné:
Johan: O senhorio do Linné! É um senhor muito muito...ele próprio. Acho que só mesmo visto, mas tem grande espírito e gosta de se meter com os estudantes e tal! Ajuda sempre ao ambiente e anda sempre de um lado para o outro...tem muita piada a atender o tlm e qd nós estamos lá na sala temos que disfarçar um pouco o riso..
Tansu: O turco, o primeiro dos estudantes que cá está. Está a pintar o seu quarto neste momento...(o Johan deixa e até compra o material!). É muito fixe...ajudou-me a desmontar o quarto e é o verdadeiro estudante internacional!
Petrina: Austríaca, que tal como o Tansu, é arquitecta. Perdi com ela no bilhar de 6 bolas em que 4 são grandes e 2 são pequenas e só há um taco. bem, duas metades...e a mesa tem um declive visível a olho nu. O jogo é mm imprevisível e por isso é mm fixe! Prometemos baptiza-lo um dia destes.
Ramil: é um russo, interessado em português que foi basicamente uma língua que ele só descobriu que existia hoje, quando me conheceu. Quer aprender imensa coisa!!!
Jovem de Montpellier: Não sei o que é que tenho contra nomes franceses, mas tbm não sei o dele. Só sei que é a versão francesa de Jeremias acho eu. Vai ensinar-me a fazer crepes. Também anda em Handels (minha fac.) tal como o Ramil.
Iraniana: ainda não a vi, mas existe!
Nakatuka (acho que é assim..): é uma chinesa muçulmana. Não come porco e à beira de quem come porco (espero que não se inclua o leitãozinho à bairrada...). Cozinha divinalmente, com imensas especiarias e está neste momento constipada.

Ramid e Jeremias: é facil ver quem é quem..descubram as diferenças! (eu sei que há muitas..eheh)



Hamid: O jovem do T2 (ver posts anteriores). Um iraniano que me perguntou: "You are from the land of Benfica, right?". Escusado será dizer que ganhei o dia!

Creio que já é bastante gente! Ainda acrescento as 3 senhoras do serviço de Erasmus, as duas do Boplats e um chinês muito engraçado que está na parte de hotel aqui do Linné...
São estas as gentes com quem me cruzei...Mais virão certamente!

Etapa 2 - Em busca do quarto ocupado (o grande final)

Aconteceu que quarta feira, já "all by myself" na Sverige, as coisas mudaram...
Era o dia em que teria uma resposta à application do Boplats e a outro quarto que ficou apalavrado com o Hamid, um iraniano, estudante de software informático em Chalmers (tipo o Técnico mas é uma uni. independente, com cerca de 20000 estudantes) que alugou um T2 e o queria dividir com outros estudantes.

Telefonei primeiro ao Hamid, mas ele ainda não me podia dizer nada pois teria que pedir ao senhorio e portanto a resposta podia demorar. Ainda assim, manda a regra que se deve insistir delicadamente..(ou ao pontapé! eheh).
Depois foi a vez do Johan, o senhorio do Linné. Lá lhe disse que precisava urgentemente de quarto e desta vez que não tinha sítio pra ir dormir à noite - o que era verdade embora tivesse um backup caso este telefonema nao tivesse sucesso -. Lá acabou por combinar falar comigo la no Linné. Eu fui e ele foi logo comigo escolher o quarto. E pronto, foi assim..acabei por ficar com ele pois o resto da procura adivinhava-se bastante negra e por isso...decidi ficar!

Depois de muito suor, muitos km nos pés com categorias de montanha lá pelo meio de todas as categorias...consegui assentar e atém, vejam só, criar este blog. ((grande) sugestão da senhora que fez o 2º comment do 1º post)

Etapa 2 - Em busca do quarto ocupado IV

A descrição:

Muito basicamente, os primeiros 4 dias, de sabado a terça foram assim (em termos de procurar quarto):

Site do Boplats e do blocket (sites de casas e afins..), pega no numero, manda mail, liga para o dono, está ocupado, espera por novos quartos publicitados, encontra novos quartos, pega no numero, manda mail, liga para o dono, já está ocupado, espera por mais quartos, vai ao office do boplats, procura por quartos, etc etc...
No meio disto tudo, as senhoras do Boplats deram o contacto de um sítio chamado linné hostel e nós fomos até la para falar com o gerente. Dessa conversa surgiu a oportunidade de vermos o sitio e dos planos do senhor Johan em mudar um pouco a coisa para ter um andar só para estudantes. Ficamos com o registo do sítio, preenchemos a application e pronto, continuar a procurar que o Linné podia não dar certo..
Terça-feira houve uma feira no Boplats onde se falava mais directamente com alguns donos de quartos privados e algumas imobiliárias que arrendavam/vendiam quartos pra estudantes, mas não deu em nada...voltou-se então à rotina de procura, sem nunca perder determinação senão era dificil quebrar o enguiço!

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Etapa 2 - Em busca do quarto ocupado (introdução)

Antes de partir para uma descrição breve da busca do quarto ocupado permiti-me a mim mesmo ilaquerar uma introdução para todos perceberem mais ou menos o que se passou a seguir:

Gotemburgo é uma cidade, posso dizer, acabada, isto é...não há edificios em construção. As poucas obras que se vêm por aí são de restauro e reparação.
Existe uma imensa comunidade de estudantes, tanto pra mestrado como para licenciatura que se mudam para Gotemburgo todos os semestres - com especial fluxo neste início do ano lectivo. A grande, ENORME dificuldade em arranjar quarto/apartamento/cantinho-seja-onde-for ocorre sobretudo por 3 razões:

1. Qualidade do ensino superior: De um modo geral, a qualidade do ensino público superior é bastante boa na cidade e em algumas áreas do saber, excepcional. É portanto um bom chamariz para quem quer fazer cá o seu mestrado ou o seu Erasmus.
2. Os suecos que acabam o seu secundário saem de casa dos pais cedo (é cultural) e por isso tudo o que é arredores e mesmo cidades eventualmente mais distantes vem para Gotemburgo.
3. A procura é 3 vezes maior que a oferta: temos 3 pessoas a procurar por uma cama.


Como qualquer pessoa que viaja de Erasmus, mandei a minha application para os serviços da universidade, para ter lugar na residência. No entanto, não tive e até tinha cerca de 30 pessoas acima de mim na lista de espera (mais umas tantas abaixo, só para verem como ficou muita gente de fora). Então, era tratar de encontrar um quarto para ficar. Se não conseguisse por meios próprios, não tinha sitio para ficar, basicamente...eu e os outros todos!




Mitos (Vivos ou não) - O Tempo

Um dos objectivos deste blog passa, também, por desmistificar algumas coisas que se pensam da Suécia e dos seus habitantes. Vou então começar com uma delas:

O TEMPO

Cheguei a Got. estavam bastantes nuvens no céu. Eram por volta de 17h19 e por isso ainda não era de supor que estivesse de noite. Verdadissima! Sem nuvens o Sol põe-se bastante tarde (mais ou menos entre as 22h15 e as 22h40 desde que cheguei. Já se nota que tá a diminuir o dia.). Acontece que devido à inclinação dos raios solares a luz não é tão...potente digamos assim, de maneira que se há nuvens a poente, fica bastante escuro.

Sim, notei a mudança de temperatura, mas até à data, muito raramente senti frio com uma sweat-shirt vestida. A verdade é que Got. está situada na parte sudoeste do país a cerca de 20 km de muitos sitios. É uma terra onde os termómetros andam sempre a rondar os 22ºC enquanto faz Sol e não houver grande vento, nesta parte final do Verão.
Tenho tido bastante sorte
nesse aspecto pois é uma zona onde é suposto chover bastante. Muito mesmo!

Concluindo: não está frio em Gotemburgo e posso dizer que em toda a zona sul da sverige. E o provável é que so apareça daqui a 15 dias..

Um conselho: não confiar nos serviços meteorológicos suecos. Mesmo! Aqui na zona, a instabilidade e versatilidade atmosférica é bastante grande pelo que não é facil de se ter grande prvesão da coisa. O melhor mesmo é prevenir. Diz quem viu que num só dia estiveram na cidade as 4 estações, ou mais especificamente Neve, chuva e vento, e um Sol magnifico.
Basicamente, quando tiver a por a cenoura no boneco de neve se nevar para isso) o mais provavel é ficar encharcado..

1ª Etapa - A chegada

Gotemburgo...ou Göteborg como se escreve por aqui. Confesso que ainda não aprendi a dizer apesar de ter uma folha a explicar como falar em sueco.

A chegada foi dia 21 de Agosto, depois de uma escala em Bruxelas, onde deu para ver o átomo pelo avião..
Vim eu e o meu tio: João Cortez (sim, há outro...e digo já que foi bastante indispensável)

Bem, notou-se logo a diferença, mal se aterrou ao Landvetter Airport, a 25 km de Gotemburgo. Porquê? Porque havia sueco por todo o lado!! (dah)
O aeroporto é muito calmo e muito eficiente!
Partimos no autocarro próprio para o Hotel pouco depois. Não foi muito dificil la chegar pois para além do mapa contava com uma bússula humana bastante infalível..