quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Piteu!

Começou Setembro e a 1ª semana de aulas!!!!
Comecei precisamente hoje com a interessantíssima cadeira de Modern Scandinavian Economic History.

No entanto ontem passou-se um coisa ainda mais interessante: fomos recebidos pelo Presidente da Câmara Municipal de Göteborg na City Hall. Fomos o Jeremy, o Ramil e eu e chegamos às 17h59, um minuto antes da hora marcada. No entanto já não estava ninguém cá fora. Com as portas abertas, resolvemos entrar. Aquilo lá dentro é incrível!!! Um palácio mesmo!!
Fomos para o salão nobre que era onde estava mais gente e deparamo-nos com um fantástico buffet grátis!!! Claro está, atacamos logo!! Repeti duas vezes os dois pratos disponíveis! (sei lá quando vou voltar a ter outra daquelas outra vez..além disso eram 6 da tarde, tinha de dar até o dia seguinte). pelo meio falou o Mayor a dar as boas vindas e tal...demos uma volta pela camara (cheia de luzes a estátuas...fantástico mesmo!)
Com uma recepção destas sabe bem ser Erasmus!

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Alguns acontecimentos que entretanto se passaram

Sabado levantei-me, tomei o banho DO COSTUME e fui pra tomar o pequeno-almoco, ainda super-ensonado. Estranho foi, que estava la um senhor com um gravador na mao.
Era da radio!! Momentos antes tinha estado a entrevistar em directo o Ramil da Russia e pediu-me para fazer umas perguntas tambem. Engoli em seco, claro esta, mas depois disse que era gravacao e que ia passar no programa dele mais tarde. Ai ja me pus mais a vontade e respondi a duas ou tres perguntas que ele me pos e ao Jeremias tambem.

Sexta foi a recepcao aos exchange students pela Universidade de Gotemburgo, na sua sala nobre!
So os erasmus encheram dois andares!! Depois de alguma informacao, apareceu la um senhor com uma camara relativamente grande e dois micros daqueles que tem pelos cinzentos grandes. Ele era o realizador do filme Goteborg we love you! um remake de outro filme que nos mostraram minutos antes. Pediu-nos basicamente para gritar Goteborg, we love you! Bastaram uns meros 7 takes para sair bem, mas foi muito engracado porque a cada take, todos se riam imenso!

Riding beyond Gothenburg

O final do mes nao esta muito longe do fim...o mesmo e dizer, os dias de sol nao estao muito longe do fim e por isso e melhor aproveitar para se fazerem algumas coisas que depois sao impossiveis de ser feitas!
Uma delas fiz ha dois dias atras...foi uma aventura e tanto e dava um verdadeiro filme!

A fim de termos os quartos todos prontinhos e acabados antes do dia 1 Set com toda a mobilia e isso, o sr. Johan foi com mais alguns ao ikea. Como nao cabiamos no seu Prius, o Tansu e eu resolvemos pedir-lhe que nos emprestasse as bicicletas por aquela tarde e ele la deixou. Primeiro seria para darmos uma volta pela cidade, visto que nao estava a chover..mas depois resolvemos ir tambem ate ao ikea de bicicleta. Perguntamos, e disseram-nos que levaria uma hora, o que nao seria muito dado que o terreno e relativamente flat.

E la fomos nos rumo a uma terra desconhecida, algures fora do mapa de gotemburgo e na direccao de uma terra algo desconhecida com um nome um bocado pro sueco.
Mais ou menos 3 minutos depois de arrancarmos, comeca a chover torrencialmente, durante 20 segundos..nem tempo tivermos pra nos abrigarmos...encolhemos os ombros e seguimos de imediato!
Passados 15 minutos, comeca a chover de novo, desta vez por 35 segundos. ja deu para abrigar, mas nem deu pra recuperar o folego. Tinhamos acabado de subir ate chalmers, no topo de uma grande colina.
Depois foi sempre a descer, ja quase a sair do mapa de gotemburgo. Mais uma vez, comeca a chover torrencialmente durante cerca de 20 segundos. Nos ja sabiamos disso e por isso nem sequer abrandamos...sigue!
Chegados ao fim do mapa, ja com uma hora a pedalar, perguntamos a direccao do ikea a uns senhores. Estavamos no caminho certo, mas...ainda faltava uma hora pelo menos!! Bem, ja estavamos a meio, nao iamos parar agora! Entao seguimos sempre..chegamos ao Ikea a delirar -do cansaco e da conquista feita- e ainda a tempo de comprar uma bola de poliester e um rato pra assustar as meninas no linne...ehehehe.

Na volta, viemos ja meio restabelecidos e com a moral um pouco mais para cima..chegados a Molndal, comecava a rede de electricos da area metropolitana, ainda a uns 40 minutos de bicla do linne.
Como estavamos cansados, resolvemos apanha-lo, sem saber exactamente se se podia ou nao. Mal entramos no trem, ouve-se uma voz a falar sueco. Como nao percebiamos, deixamos estar, apesar de estar toda a gente a olhar pra nos. A voz cala-se e pouco depois volta a falar de novo. Ai comecamos a suspeitar...mas continuamos no sitio pq era sueco e nao percebiamos nada. Foi entao que vimos a condutora do trem a gritar la da frente em sueco e a apontar pra fora e foi entao que percebemos que talvez nao fosse muito suposto estar ali, e saimos.
Voltamos de bicicleta para o Linne.

Saimos eram 15h e chegamos as 20h30. Estivemos 45 minutos parados...nada mau.
Chegamos ao Linne e tinhamos almondegas a nossa espera...muito bom mesmo! Ate agradecemos em sueco e tudo a Petrina e a Nathalie.

Obviamente que nessa noite as minhas pernas ate tremiam, e no dia seguinte os musculos deram um ar de sua graca, mas ainda assim valeu imenso a pena!! Ja nao andava ha imeeeenso tempo e foi muito bom. Ah! Andamos sempre em vias proprias para bicicletas, em pelo menos 78 dos 80km que fizemos..
Nesse dia a noite foi mesmo facil adormecer!