terça-feira, 29 de setembro de 2009

Aulas de sueco! (Com conteúdo)

Já tive 3 aulas de sueco desde que comecei a primeira. (Första)

Não é que se aprenda propriamente a língua, aliás porque não é tipo curso intensivo intensivo, mas não deixa de ser fantástico aprender uma lingua tão diferente e extra-terrestre como o Sueco.

Não é nada dificil descobrir muita das palavras, num certo contexto. É sim dificil dizê-las. Terrivelmente complicado, sobretudo se tiver um y ou um j com um k e não sei quê.
Mas estou a gostar imenso...é sempre divertido estar a repetir aquilo que a professora vai dizendo e até acertar e depois na altura de dizer sozinho sair algo de diferente do que foi dito antes e nunca mais voltar a dizer da mesma maneira..

Já aprendi imenso vocabulário, numeros, meses, dias da semana, fofoquices sobre as celebridades de cá do sitio, etc etc...

Por hoje, ficam os números até 10. Tentem praticar que depois digo se dizem mais ou menos perto ou não..eheh.

1. Ett
2. Tva (aqui o a tem a bolinha por cima. diz-se +/- como se fosse um ó)
3. Tre (não é o italiano)
4. Fyra (o y não é um i)
5. Fem
6. Sex
7. Sju (o dizer não tem nada a ver com o que está escrito..lool)
8. Atta (bolinha no 1º a)
9. Nio (lê-se qlquer coisa parecida com niô mas parece que tem um l lá no meio. Tem a ver com a posição da lingua)
10. Tio

Pronto. Fácil não é?

Kram! (Abraço)
10.

Aulas de sueco!

After work

Hej!

Este post vai servir inteiramente a uma fantástica instituição infelizmente desconhecida por pouco mais de todo o Mundo: After-work.

Parece que em Gotemburgo (pelo menos aqui está confirmado) existe algo ainda mais grandioso do que a Siesta espanhola!
TODAS as sextas feiras existe em quase todos os bares e restaurantes um all-you-can-eat super-barato! E mais! às vezes calha incluir a bebida! Pode-se pagar o prato onde nos servimos até...pronto...não aguentar mais nenhuma ronda ou até a comida acabar, ou então paga-se uma bebida e podemos comer o que quisermos do prato que o restaurante tiver para nós!
Não, não são restos! É carne do melhor ou então pizza, ou então não sei porque ainda não fui a mais lado nenhum. E fica tipo por 3€.

Buffet, rodízio por 3€! Na Suécia!
Espero que todos os restaurantes de Portugal possam ler isto. Cabe a vocês ajudar na divulgação!

Já tenho uma refeição, todas as sextas feiras! Fantástico, convinhamos..como pelo fim-de-semana todo. Há é o pequeno inconveniente de começar tipo às 6 da tarde e a comida estar no fim às 7 porque há sempre comilões que aparecem nos restaurantes a comer aquilo tudo! (hey! porque é que pensaram em mim??!)

Se tiverem fome e não tiverem lanche para comer, podem sempre ir jantar a Göteborg.