quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Fotografias de Estocolmo

Aqui tão as bonitas!!

http://picasaweb.google.com/Joao.cortezferreira/Estocolmo#

Kram!

Estocolmo

De 1 a 4 de Outubro foi organizada uma ida a estocolmo pelas "comissões" de Erasmus de Handels e Chalmers...e eu fui!!

Saímos de Chalmers lá para as 2 da tarde e cerca de 8horas depois, com uma paragem pelo meio, chegamos a Estocolmo. Ficamos no segundo andar de um barco-hotel tipo pousada da juventude, perto do centro da cidade. Éramos uns 30 ou 40 na viagem oriundos de todo o Mundo. Passo agora a listar os países de onde as pessoas vinham: Portugal, Espanha, França, Alemanha, Suécia (haviam uns q nunca tinham ido a Estocolmo), Hungria, EUA (Califórnia), Irão, Iraque/Jordânia e Austrália. Creio que é isto. Mais uma vez uma mistura de nações bacana. Deu para saber muitas coisas de sítios como Bagdade, California e Hungria, no seu todo.

Bem, chegamos a Estocolmo e estava imenso calor: 6ºC! Manteve.se assim até sábado, o que não foi propriamente agradavel, sobretudo quando estava vento e à sombra. Vá lá que esteve Sol.
Bem, a malta chegou muito cansada na 1ª noite, por isso foi só jantar e jogar umas cartas com a malta antes de ir dormir.

Sexta (Fredag)

Foi acordar cedo e esperar pela vez para tomar banho e vestir tudo o que era de mais quente pq lá fora já era inverno. Encontramo-nos às 10h em Slussen (estação de metro) para ir almoçar numa torre de telecomunicações construída já fora da cidade mas que tinha lá no 30º andar um restaurante panorâmico. (ver fotos) Nunca tinha subido tão alto numa torre...até se sentiam os ouvidos a estalar pq aquilo só parava no 28º e no 30º e portanto do 2º ao 25º era a todo o gás!
O almoço foi do tipo francês, com pouca comida mas que enchia bem.

A tarde foi utlizada para a 1ª volta pela cidade onde apanhamos pela 1ª vez o barco que atravessou um dos canais da cidade para irmos até Gamla Stan, a parte velha da cidade onde estava por exemplo o Museu dos Nobels onde tinha a descrição de todos os prémios até à data.

Estava mesmo frio durante todas as voltas que demos..claro que quem se queixou mais foram os tugas e os espanhóis. Ah! Estavam lá mais 2 jovens portugueses...no fim da viagem nunca tinha falado tanto português na Suécia como até domingo. Até soube bem..

À noite fomos andando à beira-rio e fomos verificar que os pubs de estocolmo são caros que até mete medo.

Sábado já se esteve bem melhor, apesar de ter vindo alguma chuva...mas já estiveram 11ºC. por incrível que pareça, tive algum calor durante o dia. Foi o dia do city challenge. Fizemos provas pela cidade toda onde ao mesmo nos iam mostrando coisas como a ópera, o Palácio real, as principais praças e centros comerciais, etc etc...foi o verdadeiro dia à turista! No fim, jantamos um kebab num prato que dava para 3 pessoas e seguimos para casa da mãe de um dos Buddies, ja que estavamos cansados e ao menos lá podia-se passar um serão mais quentinho, sem o frio da rua. (apesar de não se sentir muito).

No último dia foi levantar muito cedo para chegar a tempo de ver o Vasa: barco do séc XVIII que
é tipo paragem brigatória em Estocolmo. É o mais bem conservado do mundo do seu tempo. Conseguiu navegar por 200 metros(!). Os morcões dos suecos tiveram vergonha de perguntar aos portugueses como se faz um barco em condições, de modo que o fizeram mesmo muito alto (4 andares de um prédio) e muito estreito do tipo meia dúzia de metros. Esteve 200 anos no mar. Depois tiraram-no e restauraram e agora ganham dinheiro com ele. Cá fora estavam japoneses a fazer Taichi (ver foto)..

Dia 4 foi também o dia nacional dos bolos de canela, que são os pasteis de nata ca da Suécia. Claro está comemos desses bolos durante a viagem de regresso. São muito bons. Outra coisa que descobri é que eles cá costumam comer ou sandes ou doces ao pequeno almoço...pelo menos é o que os cafés servem. Claro que tive de experimentar como é...bem, não sei qual é o efeito suposto, mas eu fiquei um bocado enjoado com o doce pela manhã..eheh.
Outra coisa incrível que aconteceu foi ter de pagar 1€ para ir à casa de banho de um centro comercial durante a City Challenge. Bem, tinha lá dentro amostras grátis de perfumes conhecidos tipo Gucci ou lá o que é e mais uns franceses. Ainda assim...
Outra nota: o metro é fantástico!!! Vejam as fotos!!

Na viagem de regresso passamos por um túnel super gigante e por um lado que demorou à vontade 25 minutos até deixar de o ver. É o segundo maior da Suécia. Foram mais 8 horas para cá. Mais uma vez, tal qual um turista, achei que faltaram ver muitas coisas, como por exemplo a câmara municipal onde se entregam os prémios Nobel e o National Museum.

Não quero estendar muito mais este post, por isso podem ver algumas das fotos...ainda vou arranjar mais algumas 200 de outra pessoa para pôr aqui.

Em suma, Estocolmo é tipo Gotemburgo mas com canais bem maiores, palácios e um barco grande restaurado. Não quero fazer de operador turístico, mas vale a pena ir lá.