quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Paul Krugman

Eu sei que é extremamante abusivo e maçador 3 posts consecutivos e no mesmo dia!
Era só pra anunciar fashabôr, que Paul Krugman, Nobel da economia 2008 e dos melhores do Mundo na área vem à minha faculdade aqui na Suécia.

É super evento!
Bem, claro que a sua aula sobre crise e caminhos futuros esgotou em 2 horas. devo ver o homem assim ao longe. Vai ser rock star na faculdade, pela certa.
É mesmo mesmo importante, e para a faculdade, extremamente prestigiante!

Na Nova só me lembro de Jagdish Bagwati (outro guru) há 2 anos atrás!
Deviam convidar mais deles mais vezes. É grande boost de motivação pro estudo e, mais uma vez, mt prestigiante.

É tudo. Hasta!

Segundo trimestre

E pronto..
estive bastante tempo sem escrever um blog pq entretanto se meteram 2 exames e tive de dar o litro, um bocado à imagem de Portugal.
Mas dado que tudo acabou em bem, vou ver se actualizo isto melhor...
Pra começar, as cadeiras novas.
O sistema é um bocado estranho dado que comecei esta semana uma nova cadeira (Uma especie de microeconomia) e a outra sobre economia internacional começa só em dezembro. No entanto, vou ter avaliações de ambas até meados de janeiro.

As cadeiras anteriores foram impecaveis!! Um bocado estranhas tbm dado que o nº de aulas era mt reduzido e a maior parte do (estranhamente) muito trabalho feito à base de leituras de artigos - devo ter lido uns 15 de 30 paginas em média e um livro - e depois aplicação em casos concretos ou perguntas.

Os exames tbm são feitos de uma forma diferente. De tal forma que se fosse em Portugal haveriam imensos 20 derivado da partilha dos conhecimentos. Como assim?
O tempo para fazer os exames é um pouco exagerado. Um deles foi de 5h e o outro 4h. Usei 3h30 e 2h30 respectivamente, para os fazer. Eu e a esmagadora maioria dos alunos convém dizer.

E pronto...é isto.

Ah!Volto a Portugal no 23º de Dezembro, até dia 7 Jan. Tenho de voltar pra tratar das cadeiras e das papeladas.

Kram


Quiz, parte 2

Vou então descrever um pouco melhor o que é o Red Lion.
Red Lion é um bar/restaurante situado a oeste de Göteborg onde a minha pessoa faz por se deslocar todas as semanas, segundas, às 19h30. O quiz é jogado em grupos de até 4 pessoas. Eu até agora tenho jogado com amigos do Raul (ver post "pessoas") que bm vao até lá.

Como disse, o quiz é composto da seguinte forma:

30 perguntas, 27 das quais "comuns" e 3 perguntas bónus.
As perguntas bónus, uma vez bem respondidas dão direito a Coroas, que acumulam de semana pra semana no caso de ninguem conseguir ter acertado. (100kr por semana)
As perguntas são sobre os mais variados assuntos, mas constumam ter sempre vários temas fixos por semana, por exemplo, estádios de futebol da Premier League.

Porquê Premier League?
Porque o Quiz é dirigido por um fanático inglês do Chelsea (até a filha dele tbm se chama Chelsea!), com uma barriga um pouco ó pra frente. Tirado isso é um sr com imensa piada.
Já começo a tentar levar a malta aqui do sítio onde tou a experimentar ir até lá. É um tempo bem passado e uma pessoa diverte-se e até aprende umas coisas..
Infelizmente ainda não houve nenhuma com qlquer relação com Portugal.

Há 3 tipos de resultados no quiz:
Não os que ganham ou os que perdem mas sim:
- os que recebem batatas fritas e o direito de escolher o tema da semana seguinte das perguntas bónus; isto pq acertaram em menos perguntas que os outros grupos.
- os que acertaram em mais respostas certas por terem acertado em mais perguntas
- os das perguntas bónus que recebem as coroas.

Eu pessoalmente preferia o 1º E o último. Basicamente pq ganho dinheiro e ainda como qlquer coisita de borla...eheh. É que o quiz é a hora do jantar e portanto uma pessoa fica com fome. Lá as cenas são caras, por isso fico-me pelo blueberry juice. Muito bom por sinal.