quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Etapa 2 - Em busca do quarto ocupado (introdução)

Antes de partir para uma descrição breve da busca do quarto ocupado permiti-me a mim mesmo ilaquerar uma introdução para todos perceberem mais ou menos o que se passou a seguir:

Gotemburgo é uma cidade, posso dizer, acabada, isto é...não há edificios em construção. As poucas obras que se vêm por aí são de restauro e reparação.
Existe uma imensa comunidade de estudantes, tanto pra mestrado como para licenciatura que se mudam para Gotemburgo todos os semestres - com especial fluxo neste início do ano lectivo. A grande, ENORME dificuldade em arranjar quarto/apartamento/cantinho-seja-onde-for ocorre sobretudo por 3 razões:

1. Qualidade do ensino superior: De um modo geral, a qualidade do ensino público superior é bastante boa na cidade e em algumas áreas do saber, excepcional. É portanto um bom chamariz para quem quer fazer cá o seu mestrado ou o seu Erasmus.
2. Os suecos que acabam o seu secundário saem de casa dos pais cedo (é cultural) e por isso tudo o que é arredores e mesmo cidades eventualmente mais distantes vem para Gotemburgo.
3. A procura é 3 vezes maior que a oferta: temos 3 pessoas a procurar por uma cama.


Como qualquer pessoa que viaja de Erasmus, mandei a minha application para os serviços da universidade, para ter lugar na residência. No entanto, não tive e até tinha cerca de 30 pessoas acima de mim na lista de espera (mais umas tantas abaixo, só para verem como ficou muita gente de fora). Então, era tratar de encontrar um quarto para ficar. Se não conseguisse por meios próprios, não tinha sitio para ficar, basicamente...eu e os outros todos!




Sem comentários:

Enviar um comentário